10/04/2016

VirtualBox - Criando um Ambiente para o Ubuntu Server 14.04 LTS

Este tutorial tem como objetivo auxiliar o processo de criação do ambiente para receber uma máquina virtual com Ubuntu Server.

Virtualização

Sobre virtualização pode-se afirmar:
  • A virtualização é uma técnica que permite que um sistema computacional (o hospedeiro) execute vários outros denominados de máquinas virtuais (hóspedes). 
  • Cada máquina virtual, por si só, é um ambiente de execução isolado e independente das demais. Com isso, cada máquina virtual pode ter seu próprio sistema operacional, aplicativos e serviços de rede (Internet). 
  • O sistema operacional do hóspede pode ser diferente daquele utilizado pelo hospedeiro. A virtualização não é um conceito recente, remonta da década de 60, e existem várias técnicas para implementá-la.
  • Além disso, a virtualização reduz custos com aquisição de equipamentos, e com infraestrutura física como espaço, energia, cabeamento, refrigeração e custos de gerenciamento e manutenção. Isso é especialmente interessante em data centers.
  • Há muito tempo, os sistemas operacionais já oferecem suporte a definição de interfaces de redes virtuais, permitindo que uma mesma placa de rede funcione como se fosse várias. De forma natural, cada máquina virtual possui sua própria placa de rede (virtual) com seu próprio endereço IP e endereço MAC. O próximo passo foi permitir que essas máquinas virtuais fossem interconectadas entre si usando equipamentos de interconexão também virtuais.




Benefícios da Virtualização

Pode-se citar o melhor aproveitamento da infraestrutura existente, pois ao executar vários serviços em um servidor ou conjunto de máquinas, por exemplo, pode-se aproveitar a capacidade de processamento destes equipamentos o mais próximo possível de sua totalidade. Outro benefício é a diminuição do parque de máquinas, pois com o melhor aproveitamento dos recursos já existentes, a necessidade de aquisição de novos equipamentos diminui, assim como os consequentes gastos com instalação, espaço físico, refrigeração, manutenção, consumo de energia, entre outros.


Acrescenta-se ainda os seguintes benefícios:
  • Gerenciamento centralizado: dependendo da solução de virtualização utilizada, fica mais fácil monitorar os serviços em execução, já que o seu gerenciamento é feito de maneira centralizada;
  • Implementação mais rápida: dependendo da aplicação, a virtualização pode permitir sua implementação mais rápida, uma vez que a infraestrutura já está instalada;
  • Uso de sistemas legados: pode-se manter em uso um sistema legado, isto é, antigo, mas ainda essencial às atividades da companhia, bastando destinar a ele uma máquina virtual compatível com o seu ambiente;
  • Diversidade de plataformas: pode-se ter uma grande diversidade de plataformas e, assim, realizar testes de desempenho de determinada aplicação em cada uma delas, por exemplo;
  • Ambiente de testes: é possível avaliar um novo sistema ou uma atualização antes de efetivamente implementá-la, diminuindo significativamente os riscos inerentes a procedimentos do tipo;
  • Segurança e confiabilidade: como cada máquina virtual funciona de maneira independente das outras, um problema que surgir em uma delas - como uma vulnerabilidade de segurança - não afetará as demais;
  • Migração e ampliação mais fácil: mudar o serviço de ambiente de virtualização é uma tarefa que pode ser feita rapidamente, assim como a ampliação da infraestrutura.

Sobre o VirtualBox

VirtualBox é uma ferramenta de virtualização (x86 / AMD64 / Intel64) que pode ser utilizada tanto para empresas, como para uso doméstico. É também uma solução disponível gratuitamente como software de código aberto sob os termos da GNU General Public License (GPL) versão 2.
Atualmente, o VirtualBox possui versões para Windows, Linux, Macintosh e Solaris. Suporta um grande número de sistemas operacionais convidados, incluindo Windows (NT 4.0, 2000, XP, Server 2003, Vista, Windows 7, Windows 8), DOS / 3.x Windows, Linux (2.4, 2.6 e 3.x), Solaris e OpenSolaris, OS / 2, e OpenBSD.
VirtualBox está sendo ativamente desenvolvido com lançamentos frequentes e tem uma lista cada vez maior de recursos e de suporte a sistemas operacionais convidados. VirtualBox é um esforço da comunidade apoiado por uma empresa: todos são incentivados a contribuir enquanto a Oracle garante que o produto sempre atenderá aos critérios de qualidade profissional.

Para fazer o download acesse aqui.
Escolha a versão referente ao seu sistema operacional, e faça o download.

Interface do VirtualBox



Criando o Ambiente para Máquina Virtual









Continuação: VirtualBox - Configurações do Ambiente para o Ubuntu Server 14.04 LTS

 

Referências Bibliográficas

https://www.virtualbox.org/
http://www.infowester.com/virtualizacao.php
http://www.jvasconcellos.com.br/unijorge/wp-content/uploads/2012/01/cap4-v2.pdf

That's all folks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário